No Itacorubi.
Nesse trabalho fomos convidados a criar uma fachada para os galpões existentes do que seria um mercado de alimentos orgânicos. Inspirados num trabalho do arquiteto francês Jean Nouvel, optamos por criar um arranjo com janelas na parte superior da fachada com jardins verticais.
Na parte inferior, usamos grades e vidros temperados, todos reaproveitados, garantindo ventilação permanente e transparência, muito importante para quem olha da rua poder identificar o que acontece dentro do Mercado.
Dessa forma levamos ao limite a sugestão e criamos toda a fachada praticamente sem retirar novos materiais do meio ambiente o que vai a encontro da idéia de vida sustentável. As peças foram adquiridas em depósitos de materiais de demolição. Para isso, contamos com a ajuda do arquiteto Marcos Antonio Martins.
Após algum tempo de funcionamento, com a demanda estabelecida, a parte interna do Mercado começa a ganhar uma identidade com o projeto de distribuição e ambientação internas.
O restaurante Lila, anexo ao galpão, também foi feito a partir de um projeto que priorizou o reaproveitamento de materiais.
Todo envidraçado, ele recebe muita luz natural e permite a visualização do Mercado e floricultura ao lado!
Fotos Pedro Caetano, @carolduva e @funcionalgourmet